domingo, 3 de dezembro de 2017

Consumo Consciente da Moda

Por: Mayara Santos

Imagem: raphaelautran.com.br



O consumo ocorre de forma veloz, a cada instante compramos algo novo e descartamos algo considerado inutilizável. Atualmente utilizamos mais de 50% da capacidade do planeta Terra, em 8 meses a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o planeta é capaz de produzir. Segundo informações da Global Footprink Network seriam necessários 1,5 planeta para produzir recursos ecológicos necessários e suportar a atual pegada mundial.A necessidade de responsabilidade consumo dos recursos naturais se faz urgente. Mas como? A partir da alteração de comportamento e hábitos na forma de consumir energia, alimentos, cosméticos e vestimenta.


O setor com maior incidência de poluição é a indústria da moda, se você usa roupas de malhas de poliéster, por exemplo, fique sabendo que é a fibra que mais usada na indústria têxtil, segundo especialista, cerca de 70 milhões de barris de petróleo são usados para a produção desta fibra que demora mais de 200 anos para se decompor.


Recursos Sacrificados Pela Fast Fashion


O movimento Fast Fashion, moda rápida, acaba sendo o maior impulsionador de consumo acelerado, sem perceber os processos que circundam a produção de uma peça com baixa qualidade e alto valor. A lógica deste movimento proporciona a falsa sensação de economia e desencadeia uma série de desperdícios aos recursos naturais, produção desenfreada de lixo e desvalorização da mão de obra.
O lado positivo é a rotatividade da moeda no país e geração de empregos formais e informais nas cidades.


E contra ponto temos o movimento SlowFashion, que nos dá alternativas de consumo consciente trazendo para o conceito de valorização dos processos que aquela passou para chegar até a loja e ter seu devido valor com ponto de relevância; identificando que linhas ideológicas fortalecem através do consumo daquele produto.
De acordo com especialistas, a mudança começa a partir da desconstrução de alguns preconceitos e compreensão do conceito de consumo consciente da moda, a dica mais embricada em seu discurso é o local de compra das pessoas, como frequentar um brechó.

Conheça 3 motivos sobre Consumo Consciente da Moda:


1 – Exclusividade
As peças encontradas em um brechó são únicas ou foram produzidas em baixa escala, dependendo do tipo de brechó você encontra peças cada vez mais exclusivas e com preço acessível.

2 – Qualidade
Ao contrário da Fast Fashion, esta modalidade de consumo no dá peças e objetos com maior resistência ao tempo, tecidos com qualidade alta justamente por durar vários anos.

3 – Valorização do Processo
Quando falamos de valorização de algo não necessariamente falamos de preço, mas ele também o compõe. A partir do momento que você paga “x” valor em uma peça você fortalece a marca, a forma de produção desta marca e o mesmo ocorre para um brechó ou bazar você alavanca a ideia de consumo consciente e ajuda as pessoas que participam dos processos daquele modelo.

Dica extra: O blog Economia Sem Dúvidas recomenda que você conheça e valorize ainda mais as costureiras, o trabalho destas pessoas é de extrema importância e por muitas vezes é negligenciado pela indústria massiva da moda e pelos consumidores inconscientes e consumo de marca sustentáveis investindo em produtos que sigam de acordo com o posicionamento ideológico que você acredita e rege a história vivida pelo indivíduo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário