quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Durante a Black Friday Economizei ou Não?

por Mayara Santos


Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo
Estamos quase no final do ano e já começou a temporada de ofertas em todo o país. A mais famosa delas é a Black Friday, realizada na última sexta-feira do mês de novembro e com descontos que chegam até 80%. A Black Friday é maior ação de vendas e ofertas anual, aguardada por lojista e consumidores. Mas pelo nome você deve ter percebido que não é invenção brasileira, né? Este grande evento para o setor comercial nasceu nos Estados Unidos ocorrendo principalmente no período após as festas de ações de graça, essa atividade serve para limpar os estoque antigo encontrados em loja e inicia a temporada de compras de Natal.

A prática da Black Friday no Brasil começou em 2010, neste ano apenas e-commerce (lojas on-line) participaram, o retorno foi positivo e ganhou proporções gigantescas. De acordo com Ebit o evento teve crescimento de 10,3% em comparação como a Black Friday de 2016, registrando faturamento de 2, 1 bilhões para o e-commerce. Neste ano foi identificado baixa na quantidade de pedidos realizados, para impulsionar as vendas os varejista deram inicio aos descontos ainda na quinta-feira (23) e assim garantir o seu público. "Para atrair o consumidor, os varejistas fizeram ações promocionais mais agressivas nas categorias de maior valor agregado, que são as mais consumidas no e-commerce e isso refletiu no gasto médio", explica Pedro Guasti, CEO da Ebit.

Mas afinal, durante a Black Friday você economizou ou não?

Se você optou por realizar compras pelo e-commerce, sim! As vendas nas lojas físicas cresceram 4,9% em todo o país, abaixo dos 11% registrados no mesmo período de 2016, a informação é do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Em contra ponto as reclamações tem sido maior para lojas on-line, em primeiro lugar está a loja Americanas.com, outras lojas com alto índice de reclamações podem ser encontradas no site do ReclameAqui.

Podemos resumir o motivo das reclamações em: Preços divergentes; demora na entrega do produto, problemas ao gerar pedidos; e pedidos cancelados ou sem estorno do valor pago pelo cliente.

Para evitar dor de cabeça em eventos de Ações Promocionais como Black Friday segue 5 dicas para te ajudar a comprar sem susto:

1. Analisar com antecedência os preços dos produtos que você deseja comprar, assim você já evita cair na armadilha de falsas ofertas e identifica se o desconto dado na Ação Promocional é válida ou se é fraude.

2. Para compras em e-commerce verificar se o site contem informações como CNPJ, contato telefônico, e-mail e endereço completo; esses dados valida o site oficial da loja que você deseja realizar a compra.

3. Pesquisar a reputação da loja, assim você evita de comprar em lojas que não proporcionam excelência no serviço ou produto disponibilizado, site como Zoom ou Reclame Aqui serve para investigar as lojas virtuais ou físicas com má reputação.

4. Nunca usar Wi-Fi público, desta forma você evita de sofrer invasão ou roubo de dados.

5. Desconfie de ofertas muito vantajosas, pode existir várias condições incabíveis ou até mesmo taxas cobradas de forma arbitrária.




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